
Projeto Transpetro
RESSIGNIFICANDO A MASCULINIDADE
Como tudo começou
Em 2023, fui convidado para dar uma palestra sobre paternidade durante a Semana CIPA da Transpetro, na unidade de São Caetano do Sul.
Foi uma experiência muito emocionante, onde tive a oportunidade de presenciar homens se abrindo, compartilhando suas relações com os filhos e com seus próprios pais.
Em determinado momento, precisei fugir do protocolo e fui abraçar um homem que, emocionado, começou a chorar ao recordar como seu pai não foi presente em sua vida.
Ele revelou o medo de repetir esse padrão com seu filho.
O convite para o projeto
A palestra foi tão impactante que, dias depois, fui convidado pela área de Relacionamento e Comunicação para desenvolver um projeto de conscientização masculina, alinhando valores ao projeto interno de empoderamento feminino e à reestruturação da hierarquia de gêneros.
A Transpetro estava passando por uma reformulação interna, com o objetivo de aumentar o índice de mulheres nas frentes de liderança e gestão, que até então representavam apenas 14%.
Onde tudo isso foi parar
Elaborei, junto com as mulheres do projeto SERÁ QUE POD (um podcast interno que aborda questões de gênero), um projeto chamado RESSIGNIFICANDO A MASCULINIDADE. O objetivo era levar palestras de conscientização para todas as unidades da Transpetro, abordando os danos sociais que a cultura patriarcal causa tanto nas mulheres quanto nos próprios homens. Ao final de cada palestra, criávamos uma roda de conversa para discutir as melhores formas de ressignificar as informações compartilhadas.
